Monday, July 09, 2007

A Estátua Oca

7/7/2007 foi a data escolhida por um Suiço para eleger, através de um concurso organizado pela sua fundação, as novas 7 maravilhas do mundo. É um movimento como qualquer outro, já que as primeiras 7 maravilhas foram enumeradas por um poeta de uma civilização já perdida e já na altura não se sabia onde ao certo paravam essas ditas maravilhas, a mais conhecida talvez seja os miticos jardins suspensos da Babilónia.

Pois cá vai a selecção escolhida por mais de cem milhões de pessoas:

  • A Grande Muralha da China,
  • Petra (Jordânia)
  • Cristo Redentor (Brasil)
  • Machu Picchu (Peru)
  • Chichén Itzá (México)
  • Coliseu de Roma (Itália)
  • Taj Mahal (Índia)
De fora ficaram Hagia Sofia (Turquia), Kremlin e Catedral de S. Basílio (Rússia), Castelo de Neuschwanstein (Alemanha), Acrópole de Atenas (Grécia), Ópera de Sydney (Austrália), Pirâmides de Gizé (Egipto), Estátuas da Ilha da Páscoa (Chile), Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Alhambra (Espanha), Stonehenge (Reino Unido), Angkor (Camboja), Timbuktu (Mali), Templo de Kiyomizu (Japão) e Torre Eiffel (França)

Mais alqueire, menos quintal, acho que a escolha não está má. Eu trocaria ali umas coisas mas é indiscutivel a grandeza de cada uma delas, excepto - na minha opinião de quem não votou - a do Cristo Redentor. Uma estátua oca?? Onde é que está a gradiosidade disso? E ficam de foram as pirâmides, cujos calculos matemáticos e astronómicos mereciam por si um lugar? Ainda estou meio em choque que as Pirâmides - a unica maravilha que era da lista original - tenha ficado de fora. Por uma estátua oca.

1 comment:

espertinha said...

Por acaso, eu também tirava o Cristo da lista, mas era para o trocar pela Acrópole... Os egípcios têm tido uma atitude um bocado arrogante em relação a esta iniciativa, e só por isso não lhes dei o meu voto :P