Tuesday, January 08, 2008

Mas quem é que quer que o Cristovão Colombo seja Português??

Parece que de há um par de anos para cá se tornou moda tentar provar que o Cristovão Colombro era Português e não Italiano ou, como se especula também, Espanhol. Jornalistas-escritores foram por esse caminho e agora o "tetra-avô" do cinema Português também. Segundo o próprio Manoel de Oliveira, contemporâneo do próprio Cristovão (não resiti à piadinha fácil :-P) diz que um dos argumentos que lhe pareceu mais válido é o facto da terra do Ti Fidel se chamar Cuba, como nomeada pelo navegador. Ora é notório que era hábito chamar às terras descobertas nomes já existentes na "terrinha" - e a única outra Cuba que se conhece fica no meio do nosso Altentejo...

Pois a minha alminha treme de vergonha! Poderá tal inergumeno ser de facto Português?! OH CÉUS!! Mereceremos nós tal castigo?!?

Vamos a ver: quem quer ter como seu compatriota um tipo que, na certeza de que a terra era redonda, se fosse sempre em frente ia dar à Índia do outro lado; até agora a teoria não é má. Porém, já depois de tantas descrições trazidas por Marco Polo senão outros, seria de esperar que, assim de repente, o senhor soubesse ao que ia...
Ora chega-me à América, vê os indigenas e "marra" que são "Índios" (da Índia), apesar de não ver nem Saris, nem especiarias, nem palácios, nem elefantes... encontra florestas de papagaios, perús e onças e continua a insistir que está na Índia! Nada de chá, só tabaco, milho e batatinhas mas mesmo assim, ele a dar-lhe! "É A ÍNDIA!!!"

Oh bacano, 'tás a ver Chelas? Não tem nada a ver!!

Sinceramente, quem quer mesmo que o Colombo seja Português?
Eu não!!
Otário...

3 comments:

Anonymous said...

Há muito quem queira. Por prestígio. Por mania de grandeza. Por glorificação de um passado que não volta. Porque é mais giro ser tuga que de outro sítio qualquer.

Este movimento de "Cristovão Colombo" ser Português não é de há um par de anos, como dizes. É de uns bons dois séculos. E há muitas correntes e justificações. Provavelmente apenas agora se tornou mais "main-stream"... Realmente confesso que não notei que se falasse mais disso agora do que antes.

Se queres espreitar para um estranho mundo de malta que celebra aniversários de reis, quer provar que Colombo era Português ou que debate as ascendências obscuras de um qualquer 10º avô e menções às suas relações extra-conjugais assentes pelo pároco no livro da igreja...

http://www.geneall.net/P/forum.php

Ou, especificamente sobre Colombo, uma thread que vai na sua 3ª encarnação e que desde 1 de Dezembro de 2007 já teve 1052 posts. Há lá quem diga que até nos Lusíadas se encontra escrita a verdadeira história do Colombo (Canto V...)

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=179397

E não, não ando a debater Colombo. O meu objectivo em andar por ali é só tentar descobrir um pouco dos meus antepassados e da Espertinha. Nenhum de nós descende (que eu tenha descoberto) de Colombo. ;)

A. said...

Lol, o teu descendente faz-te procurar ascedentes quase às duas da manhã -cheira-me que está acordado! ;))

Sei que a teoria não é de agora mas está na moda, por causa dos tais romances historicos que se lançaram recentemente, e sobretudo por causa de mais um filme novo do Ti Manoel.

Mas gostei da dica do site! sempre quero ver se tenho mesmo sangue arabe como diz o meu grupo sanguínio ;))

espertinha said...

Eh, pá! Prima? ;)

Eu sou AB Rh-, mas não sabia que isso tinha alguma coisa a ver... Depois hás-de me explicar melhor isso!