Banguecoque, 03 Dez (Lusa) - Portugal conquistou hoje em Banquecoque as primeiras quatro medalhas de ouro em campeonatos do Mundo de Muay-thai, com Fernando Machado (-54 kg Classe B) a arrecadar o primeiro galardão dourado em seniores.
Os juniores Diogo Calado (-75), Vera Fernandes (-51) e Catarina Valério (-57) também subiram ao primeiro lugar do pódio, enquanto o seniore Ricardo Fernande (-75 A) arrecadou a medalha de bronze.
Portugal conquista 6 medalhas na edição 2007 dos Mundiais, um resultado sem precedentes na história da modalidade, uma vez que o júnior Miguel Nozes (-60) garantiu a medalha de bronze na jornada de domingo.
"Acho que esta foi a melhor forma dos atletas retribuírem todo o apoio que sentiram para vir aqui à Tailândia, tanto do Estado, por parte do IDP, como da Federação (Portuguesa de Kickboxing e Muay-thai)", comentou o seleccionador Alberto Costa.
No principal combate do dia para as cores nacionais, Fernando Machado, do Vitória de Guimarães, cometeu a proeza de somar o segundo título mundial em dois meses, após o triunfo em K1, na Sérvia, ao derrotar o chinês Huang Hai Gang, por pontos.
"Sinto-me estranho. Ainda não consigo acreditar no que realmente aconteceu. Dois títulos mundiais em dois meses é algo de extraordinário. Começo a acreditar que sou bom nisto", afirmou Fernando "Zenga" Machado, em jeito de brincadeira.
Diogo Calado venceu um combate muito equilibrado com o russo Rasul Arguhiev, superiorizando-se na ponta final com boas técnicas, perante o delírio da comitiva lusa: "Se isto é um sonho, então não me acordem", afirmou o atleta do Dramático de Cascais.
Vera Fernandes e Catarina Valério confirmaram a aposta no sector de juniores femininos com duas vitórias inequívocas, frente à neo-zelandesa Ashleigh Ahipene e à húngara Beatrix Kiss.
"Estou tão feliz por ter concretizado um sonho", comentou Catarina Valério, enquanto Vera Fernandes destacou: "O esforço valeu a pena e esta medalha devo-a a muita gente, à equipa toda e especialmente à minha mãe, Maria, que sempre acreditou em mim".
Ricardo Fernandes entrou no seu combate em nítida inferioridade física, devido a uma lesão joelho esquerdo sofrida no primeiro dos três combates que disputou no campeonato.
O adversário, o bielorrusso Gorhacev, soube tirar partido da inferioridade, massacrando a perna do atleta do Cacém Fitness até ao intervalo do primeiro assalto, altura em que o seleccionador optou por dar o combate por terminado.
"Não podia ser de outra forma. O Ricardo teve muita coragem por subir ao ringue, mesmo não podendo jogar de igual para igual", comentou o técnico nacional.
O êxito da selecção mereceu já felicitações por parte dos principais organismos do desporto nacional, tendo a comitiva portuguesa recebido mensagens de parabéns do secretário de Estado do Desporto, da Confederação do Desporto de Portugal, do Instituto do Desporto de Portugal e até da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
A competição para a comitiva portuguesa terminou hoje, mas os campeonatos apenas terminam na quarta-feira.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Olá : )
Sou a Catarina Valério, que esteve na selecção nacional em Bangkok :)
Foi muito bom encontrar aqui o seu post sobre nos, é uma sensação muito boa, a de reconhecerem o nosso trabalho e o nosso esforço e consequentemente as nossas vitórias :)
Por este acompanhamento e por esta lembrança, considera esta medalha ( pelo menos a minha )um pouco sua e de todos os portugueses :)
Beijinho, Catarina Valério
Querida Catarina,
PARABÉNS!! :))
Muito obrigada pela tua mensagem!
Não me identifico no site, mas também sou praticante de muay thai há já 5 anos mas não vou "à fruta" se me entendes ;) Provavelmente já te vi combater!
É de atletas como tu que o nosso país se orgulha e encheu-me o coração de alegria ver que a nossa selecção ficar tão bem! :))) Neste país onde "desporto" ainda é sinónimo de "futebol" (lá vai tendo umas coisa de atletismo, judo e raguebi!) mostraram bem a a fibra e, sabe Deus, o empenho e entrega que as nossas selecções de Muay thai, Kick Boxing e Full Contact com estes bem merecidos resultados.
Mais uma vez parabéns! e obrigada pelo o esforço que nos faz tão orgulhosos! :))
um grande xi-coração,
ARL
Post a Comment