Friday, June 22, 2007

"Get Real"

Não, não é um alerta mas sim o nome de um dos 2 jornais de distribuição grátis no Algarve.


Para nós, city-folk de Lisboa ou Porto, já nos habituámos a receber nos semáforos, nas entrada dos edifícios onde trabalhamos ou no metro, as publicações gratuitas em papel que nos deixam ter uma ideia do que anda a correr nesse mundo.


Eu sou uma dessas pessoas, habituada a ter (quase) todos os dias da semana noticias fresquinhas. E sobretudo habituada a ter coisas para fazer! Quem me conhece nestes últimos anos vê-me envolvida com uma montanha de coisas diferentes (o que é menos cansativo do que fazer muito do mesmo) o que é algo caótico.


Mas como diz um Português em terras Belgas que eu conheço e que, ele sim!, é umas das pessoas mais versáteis e criativas (e hiperactivas :-) ) que conheço: "Parar é morrer!"



E foi isso que me começou a acontecer ao Tico e Teco, os magnificos neurónios, que não se deram bem com essa forçada meditação de férias - a falta de coisas para ler e fazer era arrepiante!


Em meu socorro veio a comunidade Inglesa radicada em terras algarvias (o ALLgarve anda aí meus amigos!) e embora me tivesse de contentar com edições semanais, que descobri no Pingo Doce, ao lado da receita das "sardinhas ao sal" estas duas magnificas publicações:




Oh Prazer! Tive muito com que me entreter e perceber com que se preocupam os Ingleses em Portugal. 4 coisas me saltam à vista, comuns aos 2 jornais:


  • - The Real Estate market

  • - Local news

  • - What to do with the Children

  • - Getting along with the locals :-)



O terceiro ponto merece, só por si, um post, que farei mais tarde, e o primeiro é demasiado aborrecido e longo.



Vou então ao último ponto: Getting along with the locals


De certo que já receberam de email um daqueles "Português para Estrangeiros" que tinha a lista de compras a dizer "Too much" = Tomates ;-)




Pois meus amigos, não andava assim longe da verdade! Junto à lista de feiras por essa Algarve a fora e próximo do Sudoku, cá estava, directamente de Ferragudo para o Algarve!:



Mas não é facto único. O News tem um exercício mas para alunos avançados:



E só vos digo - a impressa local inglesa está deliciada com as melhorias em Portugal, desde a aplicação efectiva das leis e regras, à melhoria das infraestruturas, do profissionalismo crescente em todas as áreas... um orgulho :-)

3 comments:

Anonymous said...

petishkoo
iputeka

ROTFL! Até estou com dores de barriga!
ROTFL! Ateh eshtow kon dooresh the bawriga!

Isto é mais giro que a ementa... É que isto é a sério, a ementa era uma laracha...

A. said...

:-D é um outro munhdoo ;))))

espertinha said...

"The sound of vowels in the Portuguese language vary and rules do not really apply."

ZWHAT?! Lá porque eles não percebem, não quer dizer que não tenha regras! :PP

Hihihi! Também me fartei 8 diff de farted) de rir :D